Please reload

Posts Recentes

Heróis foram feitos pra voar.

22/2/2019

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

Heróis foram feitos pra voar.

22/2/2019

No dia 24 de fevereiro se comemora o dia do Piloto de Helicóptero. O Helicidade não podia deixar essa data tão importante passar em branco. Mesmo tendo como origem um acontecimento trágico, que mudou a história do pais. 

 

No dia 24 de fevereiro de 1972. Uma falha elétrica provocou um incêndio que, em poucas horas, consumiria todo o Edifício Andraus, um imponente prédio comercial de 32 andares, situado na Av. São João, região central da cidade de São Paulo.

 

O fogo, que teve início no segundo andar, alastrou-se rapidamente para os pisos superiores, apesar da ação dos bombeiros. Em pouco tempo, as chamas bloquearam as rotas de fuga e prenderam a maioria das pessoas, que, para escapar da fumaça, correram para a cobertura do edifício. As primeiras guarnições de bombeiros que chegaram ao local logo perceberam a necessidade de reforço para combater as chamas e salvar as pessoas ilhadas pelo fogo. 

 

O que se viu a partir dali foram verdadeiros atos de heroísmo e boas doses de criatividade para livrar cerca de 700 pessoas da morte certa. As escadas Magirus retiravam do edifício apenas as pessoas que estavam nos andares mais baixos. Cordas e escadas foram estendidas a partir de prédios vizinhos, mas uma ajuda essencial veio literalmente do céu, quando o comandante Walmir F. Sayão, que fazia um voo de vistoria, avistou rolos de fumaça negra subindo de um ponto no centro de São Paulo e seguiu para lá. Aos poucos, outros pilotos foram se somando à inimaginável tarefa de retirar, com seus helicópteros, pessoas do alto do prédio em chamas. A frota de helicópteros de São Paulo ainda era incipiente, algo em torno de 20 aeronaves na época, mas foi o suficiente para evitar uma tragédia ainda maior.

 

O feito foi reconhecido pela HAA (Associação Americana de Helicópteros) como o maior resgate aéreo civil feito com helicópteros. Houve um número considerável de homenagens no Brasil e no exterior, tanto para os pilotos quanto para o pessoal de terra. Difícil afirmar conclusivamente se houve ou não uma relação de causa e efeito, mas provavelmente sim. O então Ministério da Aeronáutica editou em 1974 a Portaria 18, que trata da construção e operação de helipontos.

 

Hoje a frota de helicópteros de São Paulo é uma das maiores do mundo e cada vez mais percebemos a importância desse tipo de transporte em centros urbanos como São Paulo.

 

Parabéns a todos os pilotos que são verdadeiros heróis. 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags